sábado, 22 de outubro de 2011

Pesquisadores afirmam que as energias renováveis terão capacidade para abastecer 40% da demanda por eletricidade em 2050. 

Segundo eles, usinas eólicas (como a da foto) e solares são capazes de atender demanda maior do que se imaginava.

Com ajuda política e financeira adequada, energias renováveis como eólica e solar poderão suprir 40% da demanda mundial por energia, de acordo com descobertas anunciadas nesta quarta-feira durante o congresso internacional sobre clima, que acontece em Copenhague.
O estudo foi apresentado por Peter Lund, da Universidade de Tecnologia Avançada de Sistemas de Energia de Helsinki, localizada em Espoo, na Finlândia. Da Folha Online, 11/03/2009 – 19h28, com informações complementares do Ecodebate.
“Nossas descobertas demonstram que com ajuda política e financeira global, ideias anteriores de que energias renováveis poderiam abastecer uma fração muito limitada da população mundial estavam erradas”, disse Lund.
Projeções anteriores diziam que a participação das energias renováveis no fornecimento de energia elétrica atingiria apenas 12% até 2030.
Outro estudo apresentado no mesmo congresso sustenta a viabilidade de energias renováveis, pelo viés do potencial e das limitações dos ventos, da biomassa e do biodiesel.
“Nós identificamos áreas que devem ser priorizadas para que o setor e